Vigilância Sanitária fecha casa de idosos
A casa de idosos Nossa Senhora Aparecida foi interditada pela Vigilância Sanitária na tarde de ontem em Sorocaba. A residência, que fica na rua José Lopes Padilha (antiga rua Três), 171, Jardim Altos do Itavuvu - travessa da avenida Itavuvu, nas proximidades do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto) - abrigava 27 idosos, que deverão ser transferidos para outras casas de repouso da cidade na próxima segunda-feira. De acordo com a diretora da Área de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde (SES) de Sorocaba, Consuelo Matiello, o estabelecimento não contava com o número suficiente de profissionais para atender aos pacientes e não tinha licença da Prefeitura para funcionar. O local ficará de portas fechadas até que a situação seja regularizada.
A denúncia de que existiam irregularidades no local chegou ao promotor de Justiça de Salto de Pirapora, Luiz Fernando Guinsberg Pinto, pois alguns idosos que moravam na Residência para Idosos Rei Davi, em Salto de Pirapora - que foi interditada a pedido da promotoria no final de março - foram transferidos para o abrigo em Sorocaba. Guinsberg foi até o local, na tarde de ontem, e junto com os profissionais da Vigilância Sanitária analisou documentos, que mostraram que não existia licença de funcionamento. Segundo Consuelo, a proprietária da residência já havia tentado entrar com um pedido de liberação para operar no ano passado, porém o mesmo foi negado, em razão da falta de profissionais necessários para os trabalhos exercidos nesse tipo de estabelecimento.
No local atuam apenas um técnico e um auxiliar de enfermagem, uma faxineira e a proprietária. "Ela tinha um prazo para regularizar isso, que venceu no dia 27 de março. E também, o tanto que ela tem de profissionais trabalhando, não consegue atender o número de pacientes que ela tem aqui hoje", ressalta a diretora da Área de Vigilância e Saúde. Além disso, Consuelo destaca que, na época do pedido da licença, a casa de repouso tinha apenas sete pacientes, número que aumentou posteriormente para 24. "Então a gente recebeu essa denúncia de que houve um grande aumento no número de pacientes e viemos aqui para constatar, juntamente com a Promotoria de Salto de Pirapora", falou.
Todos os idosos que viviam na casa de idosos Nossa Senhora Aparecida começarão a ser transferidos na próxima segunda-feira. "As assistentes sociais da Secretaria da Cidadania vão entrar em contato com os familiares e, aqueles que puderem, deverão vir buscar os idosos. Já os outros serão transferidos para as entidades sociais que tiverem condições de abrigá-los", informa a diretora. No momento em que as equipes realizavam a interdição, a reportagem do Cruzeiro do Sul entrou na casa de repouso, porém a proprietária solicitou que a equipe aguardasse do lado de fora do imóvel. Logo após a decisão e colocação, no portão da casa, de uma faixa que sinaliza a interdição, a equipe tentou novo contato com a proprietária para comentar o caso, pelo interfone, porém não foi atendida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário