Cozinha sofisticada que agrega saúde
A alimentação saudável está atingindo patamares cada vez mais altos no cardápio dos bons de garfo. Nem precisa estar sob alguma dieta para saborear as iguarias que o Leve Gourmet oferece. O restaurante, aberto há seis meses, leva adiante a idéia de que reeducação alimentar também inclui o prazer de comer um prato bem feito, sofisticado e saboroso.
Aldair Dantas Chef Carol Linhares e os sócios Caroline Nóbrega e Erland Mota: cozinha funcional, mas não rígida
"O cardápio é resultado de um trabalho conjunto entre nutricionista e chef de cozinha. A gente desconstruiu a cozinha tradicional para adaptá-la ao saudável", explica Caroline Nóbrega, que comanda a casa ao lado dos sócios Erland Mota e Mara Lopes. A chef Carol Linhares, que já era entusiasta da cozinha natural, cuidou das 'revisitações' culinárias, adaptando ingredientes de forma a tornar os pratos caloricamente leves, mas sem perder o sabor original. O restaurante tem espaço para 25 pessoas.
O termo "funcional", dado ao cardápio, não significa algo rígido e sem sabor. O menu traz informações como o número de calorias dos pratos, e quais têm ou não glúten, lactose e ovo, ou são vegetarianos. Apesar de todo o lado técnico, os pratos têm apresentação sofisticada e ingredientes bastante elaborados. E o cliente pode escolher o que quiser para levar para casa, na forma de kits. A comida sai fresca e a pessoa pode congelá-la depois.
O cardápio possui uma grande variedade de opções. Pode-se começar pelas entradas, com a moquequinha funcional de peixe, carpaccio ao molho de alcaparras, camarões com legumes salteados. No segmento de carnes, destacam-se o filé ao molho de gorgonzola e damasco e o escalope de filé ao molho de cebolas e cogumelos. Quem preferir aves terá o frango grelhado com maionese leve de tofu, ao molho de manga, com perfume de manteiga light de ervas, ou à cataluña (com pimentões e azeitonas).
Para os apreciadores de frutos do mar, muitas iguarias, como: peixe com caramelo picante de tangerina, com cogumelos e alcaparras, atum em crosta de gergelim, linhaça e castanha, biffum trio dos mares (peixe, polvo e camarão), camarão indiano com passas e castanhas, ao alho poró com perfume de limão, paella do mar (com arroz cateto em vez do arbóreo), entre outros. Entre massas e risotos, há o risoto de arroz negro com tofus marinados, risoto de cordeiro saudável, pasta integral com camarão e molho de queijo light, ou ao molho de tomate com almôndegas de soja.
Fora do segmento de refeições, as boas idéias continuam. Há sopinhas e cremes em sabores como inhame com carne, jerimum com cubos de frango e hortelã, tomates e grão de bico, consume de feijão verde com cubos de queijo coalho light, etc. Os crepes, com massa feita de farinha integral, em recheios de filé mignon e creme de queijo, frango indiano, camarão e manjericão, e o vegetariano. Há ainda sanduíches light, açaí light, shakes para substituir refeição, sobremesas light e diet, e sucos terapêuticos.
O interesse da clientela fez com o restaurante promovesse uma oficina de gastronomia 'natural gourmet', para 14 de junho. Haverá receitas, dicas de aproveitamento de ingredientes, e degustações. "O natural gourmet é uma tendência nacional que ainda engatinha em Natal, mas há um público crescente interessado", diz a chef Carol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário