Entenda como funciona a memória
Saiba por que muitas vezes nos esquecemos de informações importantes. Para funcionar bem, o cérebro precisa de treino e descanso regulares.
Como está a sua memória? Você está se esquecendo de algumas coisas? Então vamos fazer um teste. Vamos propor uma palavra e você preste atenção. A palavra é: férias. Memorize!
Agora fique atento às explicações que a gente vai passar sobre memória. Olha só essa comparação. Imagine que você recebeu uma mensagem eletrônica. Ela chega e você lê e registra todos os dados.
Com o nosso cérebro também é assim. Nós gravamos o que acontece. No computador, se você quiser salvar a mensagem é só enviar para uma pasta, não é? O cérebro também guarda os fatos que assimilamos.
O hipocampo, que fica no centro do cérebro, registra as informações que chegam. O córtex, na parte de cima da cabeça, é responsável por armazenar tudo. Pode ser um cheiro, uma lembrança da infância ou um número de telefone que você tomou nota na semana passada.
“Como se fosse um gravador de CD. O armazenamento, o CD, é o córtex. A gravação, o aparelho que grava, é o hipocampo”, exemplifica o neurologista David Schlesinger.
Se está tudo lá guardadinho, por que será que a gente esquece muitas coisas?
“Se gente está preocupado com problema em casa, com problema na família, se a gente não dormiu bem, a gente não absorve a informação. A gente não processa a informações de maneira adequada. E daí a gente não vai conseguir guardar”, explica o médico.
Alguns jogos testam o seu poder de concentração.
“A primeira fase começa bem fácil, onde simplesmente você tem que comparar os caracteres que estão de um lado com os que estão de outro lado e encontrar quais estão diferentes. Exige treino constante, frequencia, dedicação. O cérebro é como se fosse um músculo. Você vai exercitando esse músculo, ele vai melhorando”, diz o empresário Ricardo Marchesan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário