domingo, 24 de abril de 2011

ONU comemora o Dia Mundial da Malária
Escrito por Camila Carduz   
Imagen activa24 de abril de 2011, 07:03Nações Unidas, 24 abr (Prensa Latina) A Organização das Nações Unidas comemorará amanhã o Dia Mundial da Malária com a meta de erradicar em 2015 as mortes por essa doença, que a cada ano tira a vida de umas 800 mil pessoas.

  A data estará marcada por uma mesa redonda e a abertura de uma exposição fotográfica titulada Campeões pelo fim da malária na sede da organização mundial em Nova York.

Dia 25 de abril foi instituído em maio de 2007 pela Assembléia Mundial da Saúde como uma jornada dedicada a acelerar os esforços para o controle efetivo dessa doença, que em 2009 afetou a 3,3 bilhões de pessoas, a metade da população do planeta.

Ao mesmo tempo, serve para impulsionar a luta contra a doença através da difusão das experiências no assunto, atrair recursos de potenciais doadoras e apoiar as investigações científicas

Para a Organização Mundial da Saúde, a malária perpetua o círculo vicioso da pobreza nos países subdesenvolvidos em particular na África, onde é responsável pela morte de uma criança a cada 45 segundos.

Segundo os especialistas, a doença e as mortes por ela ocasionadas têm um impacto econômico de 12 bilhões de dólares anuais nesse continente.

A erradicação dessa doença, o HIV-AIDS e outras doenças é uma dos chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio determinados pela ONU em 2000 para ser cumpridos em 2015.

Faz em uma semana, a Assembléia Geral da ONU chamou a incrementar os esforços para conseguir essa meta e reunir recursos dirigidos ao tratamento e programas de controle.

Uma resolução aprovada a respeito, indicou que na última década 43 países reduziram em 50 por cento os casos registrados de malária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário